No primeiro encontro precisamos conhecer nossos jovens e estabelecer nossa posição como catequistas, isso é, nossa autoridade, nosso compromisso com a Igreja e com eles, e especialmente, nossa abertura e carinho para auxiliá-los.

1. Oração inicial
Explicar que sempre iniciamos os encontros com uma oração, que sinal da cruz deve ser falado em voz alta e que iremos fazer a oração do Espirito Santo.

2. Apresentação 
  • Catequistas (nome, trabalho, casa, atuação na Igreja, porque começamos na catequese – essas informações são importantes para que eles se sintam mais próximos da catequista e vejam o envolvimento com a Igreja como um espelho)
  • Crismandos (nome, idade, onde mora/com quem e onde estuda/série – essas informações são importantes para que você entenda com quem está lidando e possa direcionar melhor os encontros)


3.  Informações
  • Horário da catequese
  • Regras (bíblia, caneta e lápis, livro, faltas: apenas 3 faltas e deve trazer o atestado, bilhete assinado pelos pais ou os pais virem conversar com a catequista, mais que isso o crismando e os pais devem ir até o padre, tudo que precisar ser dito)

4. Sobre a Crisma
Começar a introdução abordando algumas coisas básicas que guiarão os encontros:

O que vamos fazer aqui? 
Os encontros vão ter momentos de experiência, momento de oração, leituras bíblicas, Dinâmicas, trabalhos, conhecer amor a Deus e ao próximo, perdão, pecado, conhecer os dons do Espírito Santo, a comunidade, igreja...

O que é o sacramento da Crisma? 
É pelo Sacramento da Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual.
Confirmação ou Crisma faz parte dos chamados Sacramentos de Iniciação Cristã (Batismo, Confissão, Eucaristia e Crisma).
Ele é o sacramento do Cristão adulto, da Fé amadurecida, esclarecida, corajosa na defesa da justiça evangélica, cuja graça específica é dar vigor espiritual.
O Batismo já nos dá o Espírito Santo; a Confirmação dá-o em plenitude.
Após o nascimento vem o crescimento, através da formação integral do Cristão. Quem foi crismado se torna valente, revestido com toda a armadura celeste, está apto para a batalha contra os mais fortes inimigos de sua salvação e os vence.
Os apóstolos que, segundo a promessa do Senhor, receberam o Espírito Santo no dia de Pentecostes, tinham o poder de completar a obra do Batismo pelo dom do Espírito Santo, como lemos nos Atos dos Apóstolos.
Os crismados devem dar testemunho diante do mundo e serem membros vivos da Igreja, procurando servir a todos, à semelhança de Cristo, que não veio para ser servido, mas para servir.

Como recebo o sacramento?
A matéria da confirmação é a unção do Crisma na testa, junto com a imposição das mãos. O ministro da Crisma é normalmente o Bispo, mas em casos extraordinários ele pode delegar algum padre para crismar.
Para que o Confirmando com uso da razão possa receber licitamente este sacramento, deve estar adequadamente instruído e em estado de graça e deve ser capaz de renovar as promessas do batismo.

5. Dinâmica de apresentação
O nome significa na simbologia bíblica a intimidade mais íntima de cada pessoa. Deus diz que nos chama "pelo nome".
Deus nos conhece e nos chama pelo nome. Conhecer pelo nome é ser amigo, ser íntimo.
Jesus, quando chamou seus discípulos, os chamou pelo nome e deu a cada um a missão de colaborar para a construção do Reino de Deus.
Muitas vezes chamamos as pessoas, os colegas, por apelidos e não por seu verdadeiro nome. Muitos apelidos são pejorativos e desagradam as pessoas. Saber distinguir quando os apelidos são expressão de carinho, de amor, é importante para um relacionamento saudável. Procurar saber se os amigos gostam de ser chamados por esses apelidos é muito importante para evitar constrangimento.
Precisamos também conhecer as pessoas que prestam serviço na escola, no bairro, e nos referir a elas pelo verdadeiro nome e não pela função que desempenha. Por exemplo, o carteiro, o açougueiro, o lixeiro, a secretária, a médica, a zeladora..
Precisamos nos conhecer melhor para sermos verdadeiramente irmãos na fé.
Para realizar essa dinâmica de apresentação, deve-se reunir todos em um círculo.

Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:

a. O que eu mais gosto de fazer?
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade minha é:
d. Um defeito meu é:
e. Qual profissão desejo exercer:
f. O que eu espero da crisma para minha vida?
g. Qual o tamanho da minha fé?
h. O que Deus representa em minha vida?

Para baixar gratuitamente o arquivo pronto para impressão, clique aqui.

Procedimento
Cada crismando receberá uma folha em branco e terão 15 minutos para responder as perguntas a cima. Depois dos 15 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.
Depois, misturar os papéis e redistribuir: pedir que a pessoa leia em silencio e diga de quem é aquele bilhete. O objetivo é despertar atenção à fala do outro para os próximos encontros e fixar o nome dos crismandos.

6. Oração final


7. Encerramento
No primeiro encontro sugiro entregar um cartãozinho com um bombom e uma frase de acolhida, para mostrar aos jovens que são bem vindos e queridos ali. Abrace um a um e entregue o cartão, isso faz toda a diferença!

Para baixar o cartão pronto para impressão, clique aqui
Basta abrir o arquivo no world (após o download, é só clicar nele que já abrirá neste programa) e colocar seu nome e data.