Ao chegar no terceiro encontro já conhecemos um pouco melhor os jovens, mas eles ainda estarão um pouco retraidos, por isso estimulamos o tema com uma dinamica que os movimenta e envolve no tema, que é tão especial. 

1.      Oração inicial

2.      Chamada
Pedir que ao responder a pessoa levante a mão (reforçar a lembrança do nome para todos tanto para a catequista como para os colegas).

3.      Recordando o encontro anterior
Falamos sobre ser pato ou esponja, quais as atitudes de cada tipo de pessoa e como podemos agir para ficarmos mais próximos de Deus. Vincular com o tema do dia para introdução: a quaresma é tempo de conversão e consciência das nossas atitudes.

4.      Explicação

O que quer dizer "quaresma"? (Mateus 4,1-11)
A palavra vem do Latim e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a Ressurreição de Jesus Cristo.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa penitência e conversão.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias.
A Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira santa com a Missa da Santa Ceia, exclusive, isto é, termina antes da Missa da Ceia, ao anoitecer. Com a Celebração da Missa também chamada de Missa da Instituição da Eucaristia (ou Missa do Lava Pés), inicia-se o Tríduo Pascal. Na verdade, são 46 dias de preparação.

O sentido da quaresma:
Quaresma é tempo forte de conversão, de mudança interior, tempo de deixar tudo o que é velho em nós, tempo de assumir tudo o que traz vida, em nossas comunidades e na sociedade.
É tempo de preparação para viver de maneira livre e amorosa o momento mais importante da nossa vida cristã: a páscoa
Para muitos, é apenas um tempo triste em que se canta e medita sobre os sofrimentos de Jesus, que morreu pelos pecados da Tempo de pedir perdão a Deus e fazer a penitência. É, portanto um tempo de mudanças.

A Quaresma é o grande período em que toda a Igreja se recolhe, e se purifica para preparar a Páscoa. Palavra quadragésima, é o período de quarenta dias que antecedem a festa do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa. Número que indica um tempo necessário de preparação para algo novo que vai chegar. Quarenta na verdade significa "muito tempo" sem ser muito preciso
* 146 vezes. Esse é o número de vezes que 40 aparece ao longo de ambos os Testamentos.

O que os devem fazer no tempo da quaresma?
A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade.
Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência.

   Por meio do exercício da oração, pessoal e comunitária, as pessoas tornam-se sempre mais abertas e disponíveis às iniciativas da ação de Deus.
   A penitência e a abstinência de carne expressam a íntima relação existente entre os gestos externos da penitência, mudança de vida e conversão interior.
   A caridade confere aos gestos de generosidade humana uma dimensão evangélica profunda, que se expressa na solidariedade. Coloca a pessoa e a comunidade face a face com o irmão empobrecido e marginalizado, para ajudá-lo e promovê-lo.

5.      Dinâmica participativa: Caminho de Jesus 
        (Desenvolvimento feito pelo blog Encontros e Dinâmicas)

Iniciar explicando que a quaresma é um tempo de consciência para o Cristão, onde refletimos sobre nossas atitudes e buscamos nos aproximar de Deus (tempo de conversão). Para isso fazemos a escolha de seguir os passos de Jesus e tomar o caminho que nos leva para perto de Deus.

Cada participante recebe duas folhas e deve desenhar seus pés (esquerdo e direito, um em cada folha), para na sequencia recortá-los.

Feito isso, orientar que no pé direito os crismandos escrevam atitudes que seguem o caminho de Jesus (ações positivas), já no pé esquerdo atitudes que são contrárias e desviam do caminho de Jesus (ações negativas).

Depois as catequistas vão colar os pés recortados no chão criando um caminho, observando que devem se distanciar os pés ao longo do caminho, impedindo que se consiga caminhar sobre ambos. No fim do caminho formado pelo pé direito deve estar uma imagem de Jesus (pode ser a cruz ou algo que remeta à Cristo).

Após formado o caminho deve-se pedir que os jovens andem em direção à Jesus mas sem tocar o chão, pisando apenas sobre as pegadas que formam o caminho. Em certa altura será impossível que os Jovens cheguem ao final, pois estão seguindo dois caminhos ao mesmo tempo.

Finalizada a dinâmica, deve-se refletir sobre haver um único caminho que nos leve ao colo de Deus, um caminho livre de pecado. Também explorar a dificuldade de se manter no pecado e na retidão, que as ações em cada caminho são opostas (usar as palavras antônimas escritas por eles, como amor e ódio, preconceito e amor ao próximo), refletindo que não podemos querer ir ao encontro de Jesus andando por dois caminhos.

Depois, a catequista refaz o trajeto caminhando apenas pelas pegadas direitas, mostrando que fazer o caminho certo é uma escolha, não devemos agir sem pensar (isso nos leva ao impulso de fazer o que parece mais fácil e muitas vezes é o caminho errado, também que não devemos apenas repetir o que o outro faz (podemos escolher nosso próprio caminho). Caminhar apenas pelas pegadas direitas me permite ir até o fim em direção ao que eu quero, em direção à Jesus.

Estimular que os jovens digam quais foram as suas dificuldades, o que fariam diferente, como perceberam a forma que a catequista fez o caminho e depois questionar qual o caminho que eles querem fazer, chamando-os para o compromisso.


        Exemplo:

6.      Oração final